No dia 17 de março é comemorado o St. Patrick’s Day, que homenageia São Patrício, um santo irlandes. Você já deve ter visto algo sobre as comemorações com muito verde, trevos e cerveja. Mas você conhece a história por trás?
Conheça a história
São Patrício nasceu no século IV, na Inglaterra. Com 16 anos, foi raptado e vendido na Irlanda como escravo, passando 6 anos em um cativeiro. Durante este período, Patrício começou a se aproximar do catolicismo e depositar muita fé em suas crenças. Quando conseguiu fugir do cativeiro, decidiu dedicar-se à religião e estudou 12 anos em um mosteiro na Inglaterra, tornando-se bispo.
Após relatar que ouviu um chamado divino, Patrício voltou para Irlanda com o intuito de evangelizar os povos. Por lá, ele também ajudou muito no processo de alfabetização do país. Apesar de não ter sido o primeiro missionário na Irlanda, foi o mais famoso de todos. São Patrício faleceu no dia 17 de março, dando início às homenagens e celebrações do famoso St. Patrick’s Day.
Comemorações
Hoje em dia, a homenagem ao São Patrício é uma grande festa! Alguns de seus símbolos são:
- O trevo de três folhas, que a história conta ter sido utilizado para explicar a Santíssima Trindade aos pagãos
- Os leprechauns, que são duendes do folclore irlandês, conhecidos por seu bom humor
- A cor verde, que tem várias explicações, como ser uma das cores da bandeira irlandesa e também a cor do trevo.
A festa conta com shows de artistas, comidas, bebidas e muita diversão.
Cultura Irlandesa
Não é só o St. Patrick ‘s Day que é comemorado com animação. A cultura irlandesa é regada à música, danças e comida deliciosa. Além disso, a Irlanda tem a segunda maior renda per capita do mundo e foi o primeiro país a permitir o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo! O povo irlandês é um dos mais hospitaleiros da Europa, são muito receptivos e simpáticos, com certeza você fará amigos por lá.
O esporte também é uma das paixões dos irlandeses, que amam futebol. Porém, por lá esse jogo é um pouco diferente do que conhecemos por aqui. O chamado futebol gaélico conta com 15 jogadores em cada time, a bola pode ser conduzida com os pés ou as mãos e o “gol” é formado por traves em formato de H. O rugby também é muito praticado no país.
Programas da Experimento na Irlanda
Ficou interessado na cultura irlandesa? O país é realmente incrível e a Experimento tem 5 opções de programas por lá!
Cursos de Idiomas, para quem quer aprender um novo idioma. High School, onde você vai cursar o seu ensino médio em outro país. Estudo+Trabalho, para viver uma experiência completa e ter um salário em euros para ajudar nos custos do intercâmbio. Programas de Férias, para quem quer estudar um novo idioma e novas vivências sem que isso afete o ano letivo. Travel Plus, perfeito para conhecer diversas cidades na mesma viagem e Programas Universitários, onde você pode ingressar na universidade para cursar sua graduação ou pós.
Além da cultura incrível, a Irlanda também tem paisagens de tirar o fôlego, com muita beleza natural em suas montanhas e uma arquitetura muito charmosa. A Irlanda também é perfeita para os que gostam de agitação, já que conta com uma população bem jovem e muitos pubs e casas noturnas repletos de cultura celta e música eletrônica. Outra grande vantagem do país é a facilidade em conseguir o visto, sem grandes burocracias.
Converse com um de nossos consultores e comece a planejar o seu intercâmbio para a Irlanda. Conte com a gente em todas as etapas da sua jornada!