O intercâmbio High School é um programa de estudos para jovens entre 14 e 18 anos que queiram cursar uma parte do ensino médio no exterior.
Mais do que cumprir as matérias do currículo, o estudante vivencia o dia a dia como cidadão do país escolhido, participa de atividades sociais, culturais e esportivas, enfrenta o mundo de forma independente, além de fazer novos amigos e voltar com uma mala cheia de histórias para contar.
E claro: essa é uma das melhores formas de ganhar fluência em outro idioma, porque viver inteiramente mergulhado na língua nessa fase da vida é uma oportunidade de aprendizado que dificilmente se tem em outra forma de intercâmbio.
Aqui na Experimento, os países mais procurados para High School são os de língua inglesa. Conheça um pouco mais sobre o programa de intercâmbio em cada um deles.
Estados Unidos
Tenha a experiência de viver a típica cultura americana em um dos mais tradicionais programas de intercâmbio High School do mundo. A maior parte dos estudantes vão para cidades pequenas, onde ficam imersos nas atividades sociais e esportivas da escola e da comunidade local.
Diferenciais: Para quem preferir o ensino privado, temos parceria com as melhores escolas particulares dos Estados Unidos. As salas de aula, com número reduzido de alunos, oferecem o apoio e o preparo necessários para o ingresso nas melhores universidades do mundo.
Ano letivo: Começa em agosto/setembro e termina em maio/junho.
Cidades e regiões: Existem dois programas para o High School em escola pública. No mais tradicional – o J1, não existe a possibilidade de escolha de cidade ou região de destino. Os estudantes vão em sua grande maioria para cidades bem pequenas em todas as partes dos EUA. Na segunda opção de programa – o F1, você pode escolher a região onde quer estudar, dando três opções de distrito escolar de sua preferência, podendo até ficar em grandes cidades como Boston, Los Angeles e San Francisco.
Canadá
O país sempre aparece em destaque nos rankings de melhores lugares para se morar no mundo. Escolas de excelente padrão, cidades seguras e muitas opções de esportes de inverno e verão são fatores que pesam para quem o escolhe como destino de intercâmbio High School. O inverno é bem gelado no país todo, algo a ser levado em consideração.
Diferenciais: No Canadá você pode escolher a região e cidade que mais te agrada. Nosso time de experts está pronto para ajudar a encontrar a melhor opção para você.
Ano letivo: Começa em setembro e termina em junho.
Cidades e regiões: Quem prefere cidades grandes pode optar pelo intercâmbio High School em Toronto ou Winnipeg. Mas há muitos lugares menores e pitorescos, como Saanich, na Ilha de Vancouver, onde vive uma comunidade de artistas e pequenos produtores rurais.
Inglaterra
Museus, teatros, casas de shows, parques e monumentos atraem estudantes do mundo todo para esse país que é sinônimo de história, cultura e educação renomada. Quem faz High School lá tem a oportunidade de morar na Europa, podendo conhecer Londres e outros destinos próximos em fins de semana, férias e feriados.
Diferenciais: Para quem pretende ingressar na universidade na Inglaterra, temos parceria com organizações que reúnem as melhores escolas particulares do país, que focam nos exames necessários para ingressar no ensino superior britânico.
Ano letivo: Começa em agosto/setembro e termina em junho/julho.
Cidades e regiões: Há duas opções de programas. No mais tradicional, não existe a possibilidade de escolha de destino: prepare-se para fazer parte de uma comunidade tipicamente inglesa em cidades pequenas do interior da Inglaterra, Escócia ou País de Gales. Na segunda opção, você pode escolher para onde vai, entre cidades como Brighton, Portsmouth e Worthing.
Irlanda
A Irlanda é um país milenar, cheio de histórias folclóricas e paisagens de tirar o fôlego. A antiga cultura celta se mistura a modernas cidades como Dublin e Cork. Seu povo é conhecido como um dos mais hospitaleiros do mundo.
Diferenciais: O programa de High School para estudantes estrangeiros é oferecido somente em escolas particulares, com enfoque bastante acadêmico e geralmente com afiliações religiosas. Na Irlanda é muito comum encontrar escolas apenas para meninos ou meninas, mas nossas organizações parceiras atuam com salas mistas.
Ano letivo: Começa em agosto/setembro e termina em junho/julho.
Cidades e regiões: Na Irlanda você só pode estudar nos lugares onde estão as boarding schools parceiras, como a Villiers School, em Limerick, a duas horas de Dublin.
Austrália
O país é famoso por suas belezas naturais, com praias exuberantes no litoral e regiões de deserto no interior. É um destino bom para quem busca um ambiente com culturas diferentes, já que o país é muito cosmopolita, e quer qualidade de vida unida a um sistema educacional de qualidade. Também é interessante para quem prefere não lidar com invernos muito rígidos.
Diferenciais: Oferecemos o melhor programa de High School na Austrália, cuidadosamente planejado para atender ao perfil dos estudantes brasileiros. Nossa equipe brasileira local dá suporte exclusivo para os Experimenters.
Ano letivo: Começa em janeiro e termina em novembro/dezembro, assim como no Brasil, o que é um facilitador.
Cidades e regiões: A região de Queensland, onde estão Brisbane e Gold Coast, é a mais procurada por brasileiros. Já Melbourne é a cidade conhecida pelo melhor sistema educacional. Quem preferir ficar em cidades menores e menos turísticas pode optar pelo Programa Regional.
Nova Zelândia
Dividido em duas ilhas, o país reúne uma enorme diversidade de paisagens: montanhas com topos nevados, lagos, florestas, praias… O povo é extremamente simpático e amigável e, como bons amantes da natureza, fazem muitos esportes e atividades ao ar livre em seu dia a dia. O país tem forte influência britânica e está entre os dez melhores do mundo nas pesquisas internacionais sobre educação, qualidade de vida, segurança, saúde, ética e transparência.
Diferenciais: Que tal uma escola com aulas de vela ou de equitação? Se preferir algo mais acadêmico, como biologia marinha ou cultura Maori, a Nova Zelândia também oferece. Assim como na Austrália, temos uma equipe local que dá todo suporte necessário e organiza passeios e momentos de integração entre os estudantes.
Ano letivo: Assim como na Austrália e no Brasil, o ano letivo neozelandês começa em janeiro e termina em novembro/dezembro.
Cidades e regiões: Na Ilha Norte ou na Ilha Sul, você pode escolher o lugar que mais te agrada. Depois, pode selecionar a escola mais adequada ao seu perfil com a ajuda de nossa equipe de Experts. Há cidades incríveis para morar, como Tauranga, com clima quente e belas praias e parques, e Queenstown, a capital dos esportes radicais.
Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos experts.