Está se preparando para embarcar para a sua jornada ao exterior? Não perca nossas dicas para quem vai fazer intercâmbio!
Quando começa a chegar perto da data de embarque, é natural bater uma ansiedade e até insegurança: afinal, você está indo passar um tempo em outro país, em uma realidade completamente nova.
Mas, com organização, paciência e flexibilidade, você pode tirar de letra essa fase inicial da viagem e aproveitar o seu intercâmbio ao máximo.
Veja a seguir nove importantes dicas para quem vai fazer intercâmbio:
1- Organize os documentos com atenção
Se o seu intercâmbio requer um visto, você deve correr atrás do processo com antecedência, sempre com a ajuda do seu consultor Experimento. Confira também o que mais é necessário para a sua viagem, como certificado de vacinação de febre amarela, que pode ser pedido em alguns países. E, claro, o passaporte com a validade exigida pelo destino. Programas de intercâmbios como o de Au Pair podem envolver outros documentos: deixe tudo separadinho para o dia do embarque.
2- Planeje o que levar na mala
Prepare uma bagagem coerente com o clima do país de destino na época em que você vai viajar. Resista ao impulso de levar o seu armário inteiro: não é prático carregar malas muito pesadas e isso ainda pode te fazer pagar por excesso de bagagem. Não deixe de levar também uma mochila e uma mala pequena para viagens menores e uma minifarmácia com medicamentos importantes.
3- Se prepare para a imigração
Principalmente se estiver embarcando para um intercâmbio mais longo que exija visto de estudante. Pesquisa sobre as perguntas geralmente feitas pelos agentes de imigração do país de destino para conseguir responder tudo com calma e assertividade.
4- Estude o idioma do destino antes de ir
Quem já embarca com um conhecimento básico na língua aproveita muito mais o intercâmbio. Isso vai te ajudar a fazer amigos mais rápido e a se virar melhor no início da viagem, quando tudo ainda for novidade.
5- Tenha sempre à mão a apólice e o número do seu seguro de viagem
Fazer um seguro de viagem é imprescindível para qualquer intercâmbio. Salve a apólice no seu celular e guarde o número de contato da empresa no WhatsApp (geralmente, o primeiro atendimento é feito por ali).
6- Uma vez no destino, não se cobre uma adaptação superrápida
Lembre-se de você está em um lugar novo se propondo a viver uma experiência fora da sua zona de conforto. Seja paciente com processo de adaptação, a começar com o novo fuso horário. Respeite seu corpo e seus limites no começo da viagem: você não precisa fazer um milhão de amigos logo na primeira semana.
7- Se familiarize os arredores da sua casa ou residência estudantil
Na primeira semana, caminhe pelas redondezas do lugar em que você está hospedado para entender onde encontrar farmácias, supermercados e outros estabelecimentos que podem ser úteis. Esse será o seu novo endereço por um tempo: é legal conhecê-lo bem.
8- Maneje bem seu dinheiro
Cuidado para não se empolgar, gastar muito logo no começo da viagem e ultrapassar o seu budget, ainda mais se estiver em um intercâmbio longo. Planeje mais ou menos o quanto pode gastar por dia e por semana e respeite o seu limite.
9- Relaxe e se abra para o diferente
Quando bater medo, ansiedade, insegurança e solidão, lembre-se de que um intercâmbio traz desafios, mas também muitos presentes. Quanto mais você se abrir para o novo, mais vai aproveitar a viagem e criar memórias maravilhosas. Respire fundo e viva um dia de cada vez.
Consulte nossos Experts para mais dicas para quem vai fazer intercâmbio.