O intercâmbio europeu é um sonho para muitos! A Europa é um local excelente para estudar, já que conta com universidades renomadas e conhecidas em todo o mundo. Além disso, por reunir muitos países, o continente conta com muita diversidade em cultura e costumes, além de locais que falam mais de um idioma. A qualidade de vida na Europa é outro ponto que atrai os brasileiros, os países têm grandes vantagens como o poder de compra, a saúde, segurança e muito mais.
A US News & World Report, uma rede de mídia e jornalismo americana, fez uma pesquisa sobre os países com a melhor qualidade de vida do mundo e, entre o Top 10, 7 países são europeus. A Europa também tem ótimos números de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), os melhores do ranking são a Noruega, com 0,957; a Irlanda, com 0,955 e a Suíça, também com 0,955.
CONFIRA MAIS NÚMEROS SOBRE A QUALIDADE DE VIDA NA EUROPA AQUI.
Qual o custo de vida na Europa?
O custo de vida na Europa não é alto. É claro que parece caro quando pensamos em morar no exterior recebendo em Real, porém, ganhando o salário em Libra ou Euro, tudo torna-se mais fácil.
O que você precisa saber é: por lá, o poder de compra é muito maior do que o do Brasil. A população tem acesso a produtos de qualidade sem precisar gastar tanto com isso. Dessa forma, pessoas que não têm salários tão altos podem viver bem e sem grandes preocupações com esse tipo de problema.
Quais são os melhores países da Europa para morar?
A qualidade de vida na Europa se espalha por muitos países do continente, então existem diversas opções para decidir em qual destino morar no período do seu intercâmbio. Primeiro, saiba aqui os documentos necessários para o seu intercâmbio na Europa.
Um ótimo destino é a Suíça, que possui uma economia estável com baixa taxa de desemprego e uma grande diversidade linguística perfeita para quem quer aprender novos idiomas.
A Holanda também é uma boa opção, tem excelência em educação e desenvolvimento, além de contar com uma cultura e cena artística incrível com a maior concentração de museus do mundo!
Para quem gosta de agito, a Alemanha é o país mais populoso de toda a União Europeia, com mais de 82 milhões de pessoas, e tem muito foco em educação com ótimas universidades.
Como é o acesso ao lazer na Europa?
A Europa tem uma grande vantagem: o tempo médio de trabalho por semana no continente é de 31.8 horas. No Brasil, grande parte das empresas tem uma média semanal de 40 horas! Ou seja, por lá, sobra mais tempo para aproveitar os momentos de lazer. É claro que isso, junto do poder de compra, tem grande influência na qualidade de vida na Europa. Você pode se divertir nos parques, praias, com atividades ao ar livre ou até nos bares, restaurantes e muito mais.
É fácil conseguir emprego na Europa?
Os números econômicos são ótimos, existem muitas oportunidades de trabalho desde os cargos mais baixos até os mais altos (que geralmente requerem mais experiência e estudo). Porém, é importante ressaltar que os estrangeiros não têm a mesma facilidade para conseguir emprego quanto os nativos. Você pode não conseguir o seu emprego na primeira semana de intercâmbio, mas vai ser mais fácil com mais tempo vivendo no destino. E a melhor parte é que geralmente os salários são super-jusos.