As Praias em Malta são perfeitas para quem quer conhecer a Europa, ter ótimo custo-benefício e ama lindas paisagens. O arquipélago, diferente do que as pessoas acham, não é formado por apenas uma ilha, mas sim por 3: Malta, Comino e Gozo. Isso quer dizer que belas paisagens estão garantidas para os visitantes da região.
Malta reúne, além de lindas paisagens, a maior quantidade de monumentos históricos do mundo em uma capital: 320. Estes números de Valeta, a capital do país, são tão impressionantes que em 1980 a cidade foi declarada patrimônio Mundial pela Unesco. E você ainda pode se deparar com outros dois patrimônios do mundo: os templos Mesolíticos, que têm mais 7 mil anos de existência, e o Hipogeu de Hal Saflieni, que é outro templo, só que subterrâneo. Mergulhadores, inclusive, adoram conhecer esse local.
O país já foi ocupados pelos fenícios, gregos, romanos, árabes, sicilianos, espanhóis, franceses e britânicos, que deixaram algumas heranças na cultura e nas construções. O idioma, a mão inglesa e as famosas cabines telefônicas vermelhinhas, por exemplo, fazem parte da cultura dos britânicos. Vale lembrar que além do inglês, o maltês também pode ser ouvido por lá. A língua nativa lembra um pouco o árabe e, por isso, o sotaque dos habitantes é um tanto quanto peculiar.
Quem gosta de cinema, poderá conhecer os cenários dos épicos filmes Tróia, Capitão Phillips, Guerra Mundial Z, Gladiador, Conde de Monte Cristo, Fúria de Titãs, Popeye e a aclamada série Game of Thrones. A construção do cenário de Popeye, que fica em Anchor Bay, na cidade de Mellieha, fez tanto sucesso, que nunca foi destruído e virou uma vila que pode ser visitada por todos. Então, fica a dica: não deixe de visitar e tirar muitas fotos na Popeye Village, um dos cartões-postais da cidade!
Chegou a hora de conhecer os cenários que fazem do país referência em beleza natural no mundo. Acompanhe abaixo as 5 praias de Malta mais lindas e que valem a pena de serem conhecidas na sua viagem. Partiu?
Praias em Malta – Blue Lagoon
Blue Lagoon, ou Lagoa azul, é um paraíso na terra. A praia localizada na ilha de Comino é acessível apenas com barco, tem estrutura simples e é bem diferente das outras praias porque está mais afastada dos centros urbanos. As águas cristalinas da vêm do Mediterrâneo e têm diferentes tons de azul.
Programe-se para realizar este passeio bem cedinho para conseguir um espaço na faixa de areia e curtir a vibe do lugar sem multidões por perto. Visitar o local no pôr do sol também é uma boa pedida!
Praias em Malta – Blue Grotto
Para nós que falamos português, essa linda praia é chamada Gruta Azul. Para chegar no local você precisa usar um barquinho que cabe no máximo 9 passageiros. Como não tem parte de areia, quem quiser tomar um sol precisa dar uma encostadinha nas pedras para se bronzear.
Lá, as águas são fundas e quem não sabe nadar precisa entrar de bóia. Já quem for mergulhar precisa levar os equipamentos necessários para sua segurança. A cor da imensa lagoa tem tons de azuis claro e escuro.
A gruta fica próximo a Zurrieq, que é conhecido por suas costas rochosas e a famosa Azure Window. Infelizmente, a formação rochosa que parecia uma janela desmoronou em 2017 depois de uma forte tempestade.
Praias de Malta – Ramla Bay
A praia de Ramla (ou “Red Beach”) é a maior praia da ilha de Gozo e ganhou esse apelido em homenagem as suas areias avermelhadas. Se você for para lá, aproveite para conhecer a Caverna Calypso. Você pode chegar confortavelmente de carro ou a pé. Se for caminhando, prepare-se: o caminho é longo, mas a vista do local recompensa o esforço.
Praias de Malta – St Peter’s Pool
As águas de St Peter’s Pool, ou Piscina de São Pedro, tem um tom mais escuro do que as outras praias. Localizada perto vila de pescadores Marsaklokk, a praia é uma grande piscina natural rodeada por rochas e é ideal para quem passar um dia tranquilo longe dos pontos turísticos mais famosos e cheio de gente, curtindo um lindo pôr do sol ao final do dia.
Praias de Malta – Mellieha Bay
A Mellieha Bay, também conhecida como Ghadira Bay, é uma das praias em Malta mais populares e com a maior infraestrutura de bares e restaurantes em Malta. Você conseguirá chegar bem fácil até lá, tanto de carro quanto de ônibus. Ah, e esquecemos da melhor notícia: você pode conhecer esse lindo arquipélago com a Experimento. É só escolher se quer fazer um curso de idioma ou se quer estudar e trabalhar em Malta.
Importante: em Malta praticamente só existem duas estações no ano. No inverno e no outono bastante frio e chove consideravelmente. Já no verão e na primavera, o clima é bem quente e seco. Quando for definir seu intercâmbio em Malta, anote na agenda a melhor época para fazer o seu intercâmbio: viaje entre abril e setembro.
Agora que você já sabe tudo sobre as praias em Malta, que tal partir ainda este ano pra lá? =)