Humanas, exatas ou biológicas? Independente de qual área você quer estudar na graduação, é importante prestar atenção ao escolher a instituição de ensino, afinal, serão os quatro ou cinco anos que, com certeza, mudarão a sua vida! Hoje, nós vamos te mostrar quais são as 5 melhores universidades do mundo. Tradição, corpo docente, reconhecimento no mercado de trabalho, linha de pesquisa, premiações são alguns dos pontos que as diferenciam e que você também deve levar em conta na escolha da sua faculdade.
5 Melhores Universidades do Mundo – QS World University Rankings
Para inspirar a hora de escolher, listamos as universidades que estão no topo do QS World University Rankings. Publicada desde 2004, é uma das mais conceituadas avaliações educacionais do mundo. Reputação acadêmica e dos funcionários, citações por docente, proporção de professores e alunos internacionais e opinião de 21 especialistas e de 60 calouros universitários são alguns dos critérios avaliados.
Na última edição, divulgada em Fevereiro de 2019, 1.011 instituições de 85 países foram analisados e receberam notas até 100. Quase 40% das universidades participantes são europeias e a América Latina foi representada por 93 academias, sendo 22 brasileiras. No TOP 20, metade são norte-americanas. Sim, isso mesmo! Metade das melhores faculdades do mundo estão nos Estados Unidos. Não à toa que os EUA são um dos principais destinos de intercâmbio do mundo!
Ficou ansioso para conhecer as melhores universidades? Então te apresentamos agora as 5 melhores universidades do mundo.
5ª University Of Oxford (Reino Unido) – Nota 96,8
Oxford é a universidade mais antiga da Inglaterra e também deste ranking de 5 melhores universidades do mundo. Os registros indicam que as aulas começaram em 1096, mas só depois que o Rei Henrique II proibiu que os ingleses estudassem em Paris é que a universidade começou a crescer. Localizada a 90 km de Londres, Oxford se tornou uma cidade em 1835.
Importantes personalidades do mundo estudaram por lá. Entre elas, 26 primeiros-ministros, como Margareth Tatcher e David Cameron, 50 vencedores do Prêmio Nobel, diversos líderes mundiais como o ex-presidente do Estados Unidos, Bill Cliton e muitos escritores, como J.K. Tolkien, Lewis Carrol e C.S. Lewis.
Você pode visitar Oxford com a Experimento e conhecer o Ashmoelean Museum, o museu público mais antigo do mundo, curtir música ao vivo em um dos pubs da região ou relaxar à beira do Rio Tâmisa, que está bem pertinho da University of Oxford.
4ª Caltech – California Institute of Technology (EUA) – Nota 97,2
O California Institute Of Technology tem 120 anos de história e é a menor instituição desta lista, com cerca de 2 mil alunos. Criado como escola técnica, hoje é um importante centro de pesquisas em Ciências Naturais e Engenharia, além de oferecer cursos de ciências sociais. Inclusive, é lá que está o Laboratório de Propulsão de Foguetes da NASA, comandado por alunos e professores do Caltech.
A universidade está a 12 km de Los Angele em Pasadena, com 38 professores e ex-alunos vencedores do Nobel. Outro motivo de orgulho do Caltech é ter formado o astronauta e único geólogo a pisar na lua, Harrison Schmitt, que também foi senador norte-americano.
Prepare-se para fazer a sua faculdade nos Estados Unidos com o High School na Califórnia
3º Harvard University (EUA) – Nota 98,5
Ao longo de mais de 300 anos de tradição, Harvard University se tornou a instituição com mais prêmios Nobel recebidos: 157 no total. A universidade mais antiga dos Estados Unidos também formou dezenas de ganhadores do Pulitzer e do prêmio Turing.
Bill Gates, Barack Obama, John Kennedy, George W. Bush e mais cinco ex-presidentes dos EUA estudaram na instituição que hoje tem 21 mil alunos e 12 unidades acadêmicas. Além do difícil processo seletivo de bolsas de estudos, Harvard tem alunos de mais de 200 países!
2º Stanford University (EUA) – Nota 98,6
Também localizada na Califórnia, Stanford é a universidade dos empreendedores. A instituição na região de Palo Alto foi criada pelo governador do estado em 1885 e é a base do Vale do Silício. Empresas como Google, HP, Nike, Yahoo e até os primórdios da internet surgiram nos corredores e salas de aula da universidade.
O processo de admissão dos alunos é igual para norte-americanos e estrangeiros e bastante rigoroso: cerca de 12% dos candidatos conseguem uma vaga. Os selecionados podem morar em um alojamento na própria universidade e viver a graduação mais intensamente.
1º MIT – Massachusetts Institute of Technology (EUA) – Nota 100
Enfim o primeiro lugar!
O MIT está no topo do ranking como a melhor universidade do mundo há seis anos. Fundado em 1861, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts é o maior polo para pesquisadores acadêmicos em engenharia, computação e segurança nacional.
Além de 34 astronautas, 85 professores e alunos vencedores do prêmio Nobel, Richard Feynman, o pai da física quântica, também estudou no MIT. A instituição tem uma cultura empresarial bastante forte: se a receita gerada por todas as empresas fundadas por ex-alunos fossem somadas, seria a 11ª maior economia do mundo!
Gostou da lista? Compartilhe com os amigos e amigas que estão procurando onde estudar!
Mais uma dica: Converse com profissionais da área para conhecer um pouco mais sobre a carreira que deseja. E aproveite ainda a exclusiva promoção de Programa Universitário para o mês de Abril; 50% de desconto na taxa do seu intercâmbio! Acesse nosso site e saiba mais! 🙂