O intercâmbio de estudo e trabalho tem, inegavelmente, muitas vantagens.
Nele você encontra uma maior imersão, tem uma experiência única e ainda pode receber boa parte do investimento que fez (ou total), dependendo dos trabalhos que conseguir.
Apesar dessas vantagens, há quem pense que fazer esse tipo de intercâmbio é “pagar para trabalhar”. Não é isso. Aqui você está pagando pelo curso, acomodação, seguro viagem e etc. A diferença é que o tempo de intercâmbio normalmente é maior e você ganha um visto que permite trabalho. O trabalho é opcional, mas uma ótima oportunidade para desenvolver aqueles benefícios que citei acima.
Mas quais destinos permitem esse visto? É o que falaremos a seguir.
AUSTRÁLIA
TEMPO MÍNIMO: 14 semanas
IDADE MÍNIMA: 18 anos
CARGA HORÁRIA DE TRABALHO: 20 horas semana
TIPOS DE CURSOS: São aceitos estudantes de curso de Idiomas, profissionalizantes e de nível superior.
CIDADES POSSÍVEIS: Adelaide, Brisbane, Byron Bay, Cairns, Darwin, Gold Coast, Melbourne, Noosa, Perth, Sunshine Coast e Sydney.
Não é exagero dizer que a Austrália é um dos melhores países do mundo.!Uma vez que é normal ver suas cidades entre as com maior qualidade de vida do planeta.
Além disso, é um lugar repleto de paisagens naturais inesquecíveis, com uma fauna única – só lá você vai ver cangurus, coalas e outros animais exclusivos. São praias paradisíacas, deserto, montanha (sim, tem neve na Austrália!), florestas e etc. Falando de trabalho, a Austrália é um dos lugares com salários mais altos nesse tipo de intercâmbio. Atualmente é cerca de 18 AUD por hora.
NOVA ZELÂNDIA
TEMPO MÍNIMO: 14 semanas
IDADE MÍNIMA: 18 anos
CARGA HORÁRIA DE TRABALHO: 20 horas semanais
TIPO DE CURSO: São aceitos estudantes de curso de Idiomas e de nível superior.
CIDADES OFERECIDAS: Auckland, Queenstown e Wellington.
A Nova Zelândia é vizinha da Austrália e ela também gosta de comparecer nos rankings de qualidade de vida. Mas a semelhança acaba por aí. Apesar de serem próximas, são países diferentes. A Nova Zelândia não tem grandes metrópoles, então pode ser considerado um país mais calmo, onde a natureza é predominante. Entretanto, Aculkand e Wellington são grandes cidades, sendo uma boa opção para quem gosta de uma vida mais agitada.
Os kiwis (como são chamados os locais) são muito educados e receptivos, e você se sente em casa logo que chega. E é um povo muito orgulhoso das suas raízes maoris.
Em termos de salários, a Nova Zelândia também vai bem. Atualmente a média do salário por hora é 17 NZD.
IRLANDA
TEMPO MÍNIMO: 25 semanas
IDADE MÍNIMA: 18 anos
CARGA HORÁRIA DE TRABALHO: 20 horas semanais
TIPO DE CURSO: Cursos a partir de 6 meses, graduação e mestrado.
CIDADES OFERECIDAS: Dublin, Cork, Limerick, Galway e Bray.
A Irlanda é um dos destinos favoritos dos brasileiros, e é justificável. O país é conhecido por sua receptividade, seus animados pubs e a alegria do seu povo. Em março, o país para para o tradicional “St. Patrick’s Day“, com o propósito de celebrar a existência do Padroeiro do país que, inclusive, já ganhou o mundo.
Outra vantagem de escolher esse destino é o custo de vida mais baixo em relação a outros países europeus, uma vez que lá, o salário gira em torno de 9 a 10 euros por hora. Com isso, é possível viver bem e juntar um dinheiro. Muita gente aproveita para fazer trips para outros países da Europa e até África!
ESPANHA
TEMPO MÍNIMO: 24 semanas
IDADE MÍNIMA: 18 anos
CARGA HORÁRIA DE TRABALHO: 20 horas semanais
TIPO DE CURSO: Cursos de Idiomas, graduação e mestrado.
CIDADES OFERECIDAS: Madri, Bacelona, Alicante, Cadiz, Tenerife, Sevilha, Marbela, Malaga e Granada.
Em primeiro lugar, esta é uma ótima opção para quem quer aprofundar os estudos em espanhol. Não só por ser um país com fortes características culturais, mas pela qualidade de vida e oportunidades.
Outro ponto a favor da Espanha é sua localização. Ela fica no centro do mundo e de lá é possível viajar para muitos países ao redor por um baixo custo.
Sobre o programa, um detalhe importante: A cada período estudado (4 a 8 semanas) concede uma semana de férias, ou seja, durante as férias, os estudantes podem trabalhar 40 horas semanais.
MALTA
TEMPO MÍNIMO: 24 semanas
IDADE MÍNIMA: 18 anos
CARGA HORÁRIA DE TRABALHO: 20 horas semanais
TIPO DE CURSO: Cursos de Idiomas.
CIDADES OFERECIDAS: Msida, St. Julians e Valleta.
Malta é conhecido por ser um país pequeno, mas cheio de história e belezas naturais.
Entre praias paradisíacas desse minúsculo arquipélogo (é o menor país da União Europeia), encontramos 3 patrimônios mundiais da Unesco: a cidade de Valleta, os templos Mesolíticos de 5000 AC e o Hipogeu de Hal Saflieni (templo subterrâneo). Em virtude de suas paisagens exuberantes, Malta já foi cenário de grandes filmes e séries, como por exemplo, Game Of Thrones.
Ao contrário de países dessa lista, não é necessário visto prévio no Brasil, já que a aplicação do visto de estudante deve ser feita localmente. O Aluno apenas pode começar o trabalho após a aprovação do visto de estudante e/ ou após o 90º dia de estadia no destino. O visto pode ser renovado por até um ano e há uma grande oferta de trabalho nos meses de verão.
CANADÁ
TEMPO MÍNIMO: 24 semanas
IDADE MÍNIMA: 18 anos
CARGA HORÁRIA DE TRABALHO: 20h semanais durante estudos | 40h semanais durante férias ou período de estágio;
TIPO DE CURSO: Cursos em Colleges (vocacionais, graduação ou pós graduação) públicos ou privados.
CIDADES OFERECIDAS: Barrie, Brampton, Burnaby, Coquitlam, Mississauga, Montreal, New Westminster, Niagara on the Lake, Oakville, Orilia, Toronto, Vancouver e Welland.
O Canadá é outro grande frequentador dos rankings de qualidade de vida, posto que a educação e simpatia de seu povo, são mundialmente famosos pelos intercambistas.
Tem como marca as cidades modernas e a natureza exuberante, mostrando diversos casos de equilíbrio entre coisas tão distintas. Aliás, depois da Estônia e das Ilhas Maurício, é o país que ostenta a melhor qualidade de ar no mundo. Além disso, se destaca por ser um amplo defensor da multicultura, algo histórico e que até hoje é marca registrada – inclusive depois de Paris, Montreal é a maior cidade de língua francesa do mundo.
O intercâmbio de estudo e trabalho é um pouco diferente por lá! Existem opções de trabalho Off Campus, Coop e PGWP. Durante o período de estudos é permitido trabalho em qualquer área, se conciliado com o período de estudos.
O trabalho Coop é feito quanto o estudante estiver matriculado no college e necessitando de um período de estágio, e nesse caso é permitido trabalho full time. Já o PGWP é uma permissão de trabalho concedida de até 3 anos, apos a graduação num programa em college públicos superiores a 8 meses. Estudando num college público, o aluno terá direito de levar um acompanhante (que terá permissão de trabalho 40h semanais) e dependentes (com acesso a escola pública gratuita para maiores de 5 anos).
EMIRADOS ÁRABES
TEMPO MÍNIMO: 12 semanas
IDADE MÍNIMA: 18 anos
CARGA HORÁRIA DE TRABALHO: Não há limite.
TIPO DE CURSO: São aceitos estudantes de cursos de idiomas e superior.
CIDADES OFERECIDAS: Dubai
Imagine viver na luxuosa e improvável cidade de Dubai, situada no meio de um deserto? Uma experiência inesquecível, né?
A cidade ainda não é referência em programa de intercâmbio de estudo e trabalho, mas se desenvolveu tão rapidamente que passa ser uma ótima opção com diversas oportunidades. Hoje ela já é sinônimo de modernidade e até de políticas liberais (se compararmos a outros países da região). É um destino bastante procurado para turismo, compras e para quem ama festas e restaurantes exóticos.
Como é uma cidade relativamente nova,é composta por imigrantes do mundo todo. Isso torna o intercâmbio ainda mais tranquilo, já que é normal para os habitantes recebem pessoas de fora.
Como funciona o intercâmbio de trabalho lá? Após 6 meses de estudo, caso o aluno queira permanecer com o visto de estudante, deverá sair e regressar passando novamente pela imigração. Destino com o custo mais baixo, sem necessidade de comprovação financeira para visto.
Esperamos que esse post tenha sido esclarecedor e que dê um up no seu planejamento para intercâmbio de estudo e trabalho! Quer saber mais sobre intercâmbio? Fale com um dos nossos experts, basta clicar aqui!