Quem está procurando emprego sabe: é difícil ver uma descrição de vaga que não tenha pelo menos “inglês intermediário” como um requisito para se inscrever no processo seletivo, tamanha a importância do inglês no mercado de trabalho.
O nível de exigência varia com a função e a intensidade em que o idioma vai ser usado no dia a dia, claro, mas tudo indica que falar o idioma logo não vai ser mais um diferencial, mas sim uma premissa para praticamente todas as posições.
Se antes a fluência na língua estava centrada nos cargos executivos de multinacionais, agora, em um mundo cada vez mais globalizado, mesmo estagiários de pequenas e médias empresas nacionais precisam ter desenvoltura no idioma. A tendência se acelerou ainda mais depois da pandemia, devido à migração de negociações e reuniões de diversos países para o ambiente online.
A seguir, entenda por que só cresce a importância do inglês no mercado de trabalho:
– Inglês é a língua mais requisitada pela maioria das empresas
Segundo uma análise de tendências e salários no Brasil realizada em 2019 pela empresa de recrutamento Hays, o inglês é hoje o idioma mais requisitado pelo mercado nacional – 91% das empresas o exigem. Em segundo lugar vem o espanhol, com 42%.
– Com inglês fluente é possível trabalhar em grandes multinacionais
Um fator que impulsionou a demanda pela fluência em inglês no Brasil nos últimos anos foi o aumento do número de empresas multinacionais baseadas no país, como a Meta, a Amazon, a Netflix e a Uber. Em muitas delas, o processo seletivo se dá em inglês.
– Brasileiros fluentes em inglês conseguem ganhar mais que o dobro no início da carreira
Dados da agência de recrutamento Catho de 2022 revelam que um estagiário ou um trainee com inglês fluente ganha mais que o dobro do que o colega de função com inglês básico. Profissionais com diploma de curso superior recebem 65% a mais e, se for diretor, 90% a mais.
– Falar inglês bem abre as portas do mundo para você
Com as barreiras entre os países cada vez mais diluídas no mercado de trabalho, o inglês se tornou mais necessário do que nunca como idioma de mediação profissional. Nos últimos anos, cresceu o número de profissionais que atuam em empresas estrangeiras, incluindo aí os nômades digitais. Já imaginou trabalhar para uma empresa de fora e poder morar em qualquer lugar do mundo?
– O idioma é essencial para adquirir novos conhecimentos profissionais
Com um bom inglês você pode acessar pessoas, empresas e universidades do mundo todo. A oferta de conteúdo e cursos de aprimoramento é infinitamente maior em inglês, a língua principal de áreas como tecnologia, comunicação e ciência.
– Falar inglês aumenta suas oportunidades dentro de uma empresa
Quem domina o inglês pode ser escalado para participar de reuniões e viagens internacionais importantes, por exemplo. E, se a companhia pensa em abrir filiais em outros países, essa pode ser uma oportunidade para você ser promovido.
Já conhece os cursos de idiomas oferecidos pela Experimento?
Nosso portfólio tem múltiplas oportunidades para estudar inglês no exterior, em lugares como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Austrália, Malta, África do Sul e até Emirados Árabes (Dubai). Não há nada como imergir no dia a dia da língua em outro país para ganhar fluência e ainda ter uma experiência cultural incrível que também vai fazer diferença no seu currículo. Fale já com um de nossos Experts para escolher o melhor curso para você.