A adolescência é uma fase de mudanças físicas, psicológicas e sociais, o que pode apresentar muitos desafios. Nosso corpo, nossas relações e nossas emoções se transformam, e sentimos a necessidade de desenvolver autonomia e construir nossa identidade.
Nesse período entre a infância e a vida adulta, fazer um intercâmbio pode ter um impacto positivo que reverbera por muitos anos.
Além de se divertir, fazer novos amigos e viver momentos inesquecíveis, você também fortalece uma série de habilidades pessoais, já que a experiência te leva a sair da sua zona de conforto e ver o mundo longe da presença dos pais, seja durante um curso curto nas férias escolares, seja em seis meses de High School em outro país.
Tipos de intercâmbio que você pode fazer na adolescência:
Programa de férias California Calling
Programas de Férias – a partir de 13 anos
Os Programas de Férias com os Grupos Experimento são desenvolvidos para adolescentes terem uma primeira experiência de intercâmbio. Os grupos são formados por jovens de todo o Brasil que viajam acompanhados de líderes brasileiros com todo conforto e segurança. Os programas acontecem por duas ou três semanas durante as férias escolares e há diversas opções de destinos, como Canadá, EUA, Irlanda e Inglaterra. A programação inclui curso de inglês, atividades de integração e passeios.
High School – a partir de 14 anos
O intercâmbio High School é um programa voltado para jovens em idade escolar cumprirem determinado período (geralmente um ou dois semestres) do ensino médio no exterior, vivendo com uma família do país escolhido. É uma das experiências mais imersivas de intercâmbio que se pode ter: uma oportunidade inigualável de ganhar fluência em outro idioma e vivenciar outra cultura de perto.
Intercâmbio High School nos Estados Unidos
Cursos de Idiomas – a partir de 16 anos
Temos várias opções de cursos começando toda segunda-feira, com possibilidade de embarque imediato, durante o ano todo. Eles têm duração mínima de duas semanas, inclusive para vários países que não exigem visto. Adolescentes podem aproveitar as férias escolares para turbinar o inglês ou outra língua estrangeira, passeando em uma cidade nova e conhecendo estudantes de várias partes do mundo.
Habilidades pessoais que você ganha ao fazer intercâmbio na adolescência:
Abertura
Ir a um lugar totalmente diferente dá a chance de sair da zona de conforto e ampliar as perspectivas, conhecendo outros estilos de vida. Isso traz muitas ideias, percepções e reflexões sobre o seu lugar no mundo.
Comunicação
As diferenças de língua e de cultura trazem muitos desafios para a comunicação, o que te convida a desenvolver suas habilidades de comunicação para se fazer entender e construir novas relações.
Independência
Um intercâmbio nessa fase da vida é muitas vezes a primeira viagem que o adolescente faz sem os pais. É uma oportunidade incrível para desenvolver autonomia e se entender capaz de dar conta de si.
Autoconfiança
Um intercâmbio envolve uma série de situações que convidam o adolescente a enfrentar seus medos, lidar com a vulnerabilidade e aprender a confiar nas próprias habilidades pessoais.
Flexibilidade
Um intercâmbio ensina a se adaptar a um povo, uma língua e uma cultura diferentes, requerendo exercitar a capacidade de ser flexível, lidar com novidades e imprevistos.
Responsabilidade
Um intercâmbio requer que o adolescente dê conta de uma série de responsabilidades, como cumprir horários e combinados, cuidar de seus pertences, realizar tarefas e colaborar com um grupo ou uma família.
Paciência
Participar de um programa de intercâmbio longo requer paciência em muitas situações: entrar no ritmo da família anfitriã, ganhar fluência na língua local, desenvolver novos relacionamentos, etc. É um aprendizado muito válido sobre calma e tolerância.
Inteligência emocional
A adolescência faz aflorar muitas novas emoções, e isso é amplificado durante um intercâmbio. É um bom período para desenvolver maturidade para lidar com elas e se autoconhecer.
Empatia
Em um intercâmbio você conhece muitas pessoas que vivem realidades diferentes da sua, o que proporciona a oportunidade de se colocar no lugar do outro e ver a vida através dos olhos dele.
E aí, vamos planejar seu intercâmbio? Para isso, é só falar com um de nossos consultores e encontrar o melhor programa para você.