Além do “portunhol”: a importância de ser fluente em espanhol para a carreira

Experimento Experimento | 12 agosto, 2024
Compartilhar:

Quando pensamos em aprender outra língua para aprimorar o currículo, o inglês se faz urgente. Mas sabia que ser fluente em espanhol também pode trazer grandes oportunidades de trabalho?

Segundo uma análise de tendências e salários no Brasil realizada em 2019 pela empresa de recrutamento Hays, o inglês é hoje o idioma mais requisitado pelo mercado nacional –  91% das empresas o exigem. Em segundo lugar vem o espanhol, com 42%.

A busca pelo domínio do segundo idioma mais falado do mundo tem crescido em um mundo cada vez mais globalizado. 

O Brasil, cercado por países hispanófonos, tem grande relevância na economia regional e é centro de operações de muitas empresas multinacionais para o mercado latino-americano. Fora as muitas empresas brasileiras com atuação em outros países do continente.

Benefícios de ser fluente em espanhol para a sua carreira:

– Há muitas oportunidades para trabalhar para o mercado “Latam”

As empresas brasileiras estão cada vez mais expandindo suas áreas de atuação para o exterior, principalmente aos países vizinhos. E o Brasil também é hoje sede de muitas empresas multinacionais que atendem o mercado latino-americano. Além disso, com a popularização do trabalho remoto, ser fluente em espanhol pode permitir que você trabalhe para empresas de países como Espanha, Argentina, Colômbia e até os Estados Unidos, que têm uma grande população falante de espanhol.

– Falar espanhol com nativos da língua possibilita uma maior conexão

É comum que profissionais brasileiros se comuniquem em inglês com hispanófonos, mas falar espanhol é muito mais fluído e pode ser um diferencial em reuniões, apresentações e negociações. Falar a língua do outro deixa o ambiente mais amigável e aproxima os profissionais, ajudando a fortalecer os relacionamentos. É obviamente a melhor forma de alcançar clientes falantes de espanhol.

– É possível acessar a produção acadêmica e cursos em espanhol

Se tiver espanhol fluente, você pode facilmente consumir textos e livros de autores que escrevem nesse idioma e ainda estudar em países que o falam, onde há ótimas oportunidades de pós-graduação e cursos profissionalizantes para alavancar sua carreira.

– Falar espanhol pode te ajudar a desenvolver sua carreira

Em multinacionais e startups com atuação internacional, os colaboradores podem realizar reuniões no exterior ou permanecer uma temporada em outras filiais. Se você dominar o espanhol, pode se tornar uma peça-chave para uma empresa que trabalha com países como Chile, Argentina, México e Espanha.

 

Já conhece os cursos de idiomas da Experimento no exterior?

Brasileiros têm facilidade de aprender espanhol pelas muitas similaridades do idioma com o português. Mas sabemos que ler e entender a língua pode ser muito mais fácil do que falar de forma fluente. Para usar o espanhol no mercado de trabalho, você precisa estar preparado para lidar com situações diversas, usando a língua em negociações, apresentações, reuniões, e-mails, videochamadas e relatórios.

Um jeito muito eficiente de aprimorar o domínio da língua é embarcar em um curso no exterior: mesmo que seja de curta duração, pode fazer uma baita diferença para falar com mais traquejo e enriquecer o vocabulário. 

A Experimento trabalha com as melhores escolas de espanhol de países como Espanha, Argentina e Chile.  E há opções de intercâmbio com ótimo custo/benefício, levando em conta a proximidade dos nossos vizinhos hispanófonos.

Quer se tornar fluente em espanhol? Converse com um de nossos Experts e escolha a melhor opção de curso no exterior para as suas necessidades.

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 60 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Formulário de Orçamento

Descubra mais sobre sua próxima experiência

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Au Pair
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Study Abroad
Trabalho Voluntário