Assim como no Brasil, são várias as opções de bancos para se abrir uma conta bancária no Canadá. Portanto, a minha dica inicial é, antes de abrir uma conta, entre nos sites dos bancos e faça uma pesquisa, coloquei os links abaixo para facilitar 😊, e investigue que tipo de conta seria a mais adequada ao seu visto e ao que você busca em termos de serviços e benefícios.
Links para os sites dos bancos:
Canada Trust – www.tdcanadatrust.com/
Scotiabank – www.scotiabank.com
Bank of Montreal – www.bmo.com/
CIBC – www.cibc.com/
RBC Royal Bank – www.rbc.com/
Alguns bancos têm opção de abertura de conta para estudante, sem cobrança de taxas mensais e com um número de transações incluídas no pacote, como é o caso do Canadá Trust e do CIBC, outros dão a opção de abertura de conta com você ainda estando no Brasil. Para alguns o processo de abertura de conta é mais fácil se você estiver viajando com o visto de turista.
Quais são os documentos necessários para abrir uma conta bancária no Canadá?
– Passaporte;
– Geralmente é pedido um segundo documento de identidade, que pode ser carteira de motorista brasileira, o SIN Number ou documento canadense com foto, BCID ou Tornto ID card por exemplo;
– Comprovante de residência canadense. Atenção porque não são validos endereços de hotéis;
– E visto válido, que pode ser Visitor Visa, Study Permit ou Work Permit;
É importante reforçar que, muitas vezes, as agências têm regras de funcionamento próprias e podem solicitar documentos um pouco diferentes.
Saiba tudo sobre o Intercâmbio da Karol Pinheiro e Maqui Nobrega com a Experimento para o Canadá!
Algumas Dicas
O Bank of Montreal permite a pré-abertura de conta ainda estando no Brasil, mas vale reforçar que ela só será validada assim que você chegar em terras Canadenses.
O Canada Trust TD e o RBC Royal Bank aceitam turistas como clientes;
No Canadá tem vários brasileiros trabalhando em bancos, então se você sentir necessidade vale a pena perguntar se eles têm funcionários Brasileiros, pois isso pode te ajudar a se sentir mais confortável, sem a barreira inicial do idioma. Temos certeza que depois de algumas semanas no seu intercâmbio você não precisará mais desta ajudinha inicial.