Quando você se inscreve para fazer um intercâmbio, precisa decidir sua acomodação: casa de família ou residência estudantil.
Esses dois sistemas de hospedagem são os mais comuns para quem vai estudar fora do país e proporcionam experiências bem diferentes. É importante se informar para escolher a que mais tem a ver com seu perfil, suas intenções e o tipo de intercâmbio que você quer fazer.
Entenda mais abaixo.
Casa de família ou residência estudantil: características e vantagens
Casa de família
Neste sistema de hospedagem, também conhecido como homestay, você fica na casa de uma família anfitriã, a host family. As famílias participantes de nossos programas são rigorosamente escolhidas e têm muita experiência em receber estudantes internacionais, então fique tranquilo quanto à segurança – aliás, é comum que outros estudantes estejam na casa ao mesmo tempo.
Ali você tem um quarto e banheiro que podem ser privativos ou compartilhados (é possível escolher) e convive diariamente com uma família local, socializando e fazendo algumas refeições juntos. É bom saber que “família” pode se referir a configurações diversas, como um casal sem filhos, um pai com uma criança ou uma senhora viúva. Nos grandes centros urbanos, as casas podem ficar em bairros residenciais ou subúrbios até 90 minutos de distância da escola.
Nesta modalidade de hospedagem, é preciso, claro, seguir algumas regras e combinados, já que você está se hospedando na casa de outra pessoa. É comum, por exemplo, ter que avisar se não vai jantar ou dormir em casa em determinado dia, para que não fiquem te esperando.
Em intercâmbios mais curtos, não há um match especial com a família: só são levados em conta algumas preferências simples, como o tipo de quarto que você quer, se tem alergia a algum animal ou alguma restrição alimentar. Já em intercâmbios mais longos, como o High School, a escolha da família leva em conta sua personalidade, seus interesses, etc.
Vantagens de ficar em casa de família:
– Preço: O custo de ficar em uma casa de família é o mais baixo entre todas as opções disponíveis.
– Refeições inclusas: Você pode optar por uma, duas ou três refeições diárias com a família, o que facilita muito a vida e torna o intercâmbio mais econômico.
– Imersão na língua: Com uma família você tem uma prática contínua no idioma do país de destino, o que é ótimo para incrementar o vocabulário e ganhar mais fluência.
– Imersão cultural: Não há nada como ver de pertinho os costumes e hábitos de uma família local. É uma experiência superautêntica.
– Segurança: A família pode te ajudar com diversos aspectos da sua estadia, servindo como um ponto de apoio no seu intercâmbio.
Indicado principalmente para:
– Pessoas em cursos de idiomas curtos que querem mergulhar de cabeça na língua e na cultura do país.
– Estudantes mais jovens, que comumente se sentem mais seguros ficando com uma família.
Residência estudantil
Nesta modalidade de hospedagem, você fica em um prédio ou casa quase sempre exclusivo para estudantes, onde pode optar por um quarto privativo ou compartilhado com banheiro privativo ou compartilhado. Algumas residências oferecem acomodações com sala e cozinha; em outras, há apenas o quarto com uma escrivaninha.
Geralmente, há áreas comuns, que podem incluir sala de estar, salão de jogos, biblioteca, quadra poliesportiva, academia, lavanderia e até piscina – quem não tem cozinha no quarto precisa fazer as refeições na cozinha coletiva, compartilhando utensílios, geladeira, etc. Para alguns tipos de intercâmbio, também há a opção de ficar em um dormitório estudantil dentro do campus da escola ou universidade.
Vantagens de ficar em residência estudantil:
Localização: As residências costumam ficar próximas dos centros das cidades e bem perto das escolas de idiomas e outros locais de estudo.
Liberdade: Ali você tem total autonomia e independência. Isso inclui providenciar suas refeições e lavar sua roupa.
Amizades: Nas residências você convive com muitos outros estudantes e é fácil criar novas relações.
Residências estudantis são ótimas para socializar
Indicado principalmente para:
– Estudantes adultos e casais viajando juntos que queiram mais privacidade (importante escolher acomodações privativas com cozinha para isso).
– Quem quer ter a experiência de morar sozinho, sem família.
Entendeu o que você precisa levar em conta para escolher entre casa de família ou residência estudantil? Caso precise de mais informações, é só falar com um de nossos consultores.