Muitos Experimenters que estão em busca de intercâmbio para estudar inglês (ou fazer outros tipos de curso) e trabalhar ficam em dúvida quanto ao destino: Austrália ou Nova Zelândia?
Os dois países da Oceania permitem que estudantes matriculados em cursos com duração a partir de 14 semanas trabalhem por até 20 horas semanais. Isso significa que você pode custear pelo menos parte do seu intercâmbio com a renda que fizer nesse trabalho de meio-período.
Ambos são países de primeiro mundo, com infraestrutura e educação de alto nível, cidades seguras e paisagens naturais alucinantes. Ambos são ex-colônias inglesas (que ainda têm o rei do Reino Unido como chefe de Estado), o que traz similaridades em relação à língua (o inglês), à alimentação, aos esportes populares (futebol, rugby, cricket) e em aspectos como dirigir do lado esquerdo. Os países também tiveram ondas de imigração comuns, como de chineses.
Mas claro, são países diferentes que proporcionam experiências de intercâmbio distintas. Entenda mais abaixo para escolher o seu destino: Austrália ou Nova Zelândia.
NOVA ZELÂNDIA
QUEM FAZ INTERCÂMBIO LÁ PODE CURTIR…
– A excelente qualidade de vida e as cidades supertranquilas (a maior delas, Auckland, tem menos gente do que Belo Horizonte).
– A rica cultura dos maiori, povo originário que representa 14% da população.
– Um paraíso para aventuras envolvendo trekking, bungee jumping, skydiving, rapel, caiaque, escalada, rafting, esqui e mais.
– Contato constante com uma natureza selvagem e paisagens que exibem vulcões, fiordes, montanhas nevadas, florestas, praias, lagos e cavernas.
– Um governo progressista muito desenvolvido em iniciativas sociais e ambientais.
É BOM SABER:
– No geral, a Nova Zelândia oferece um estilo de vida bem pacato. Grande parte dos estabelecimentos só funciona no horário comercial, e em alguns momentos pode ser difícil encontrar uma loja ou restaurante aberto.
– O clima é bastante instável em grande parte do país, com ventos e chuvas constantes. No inverno, pode fazer bastante frio em algumas regiões, como nas montanhas da Ilha Sul. Em Auckland, a temperatura máxima no inverno é 15°C, com mínimas de 7°C.
– A Nova Zelândia é um país bastante isolado em muitos sentidos, o que se traduz, por exemplo, em uma menor variedade de alimentos no supermercado.
AUSTRÁLIA
QUEM FAZ INTERCÂMBIO LÁ PODE CURTIR…
– Um país cosmopolita e multicultural com uma grande população de imigrantes.
– Múltiplas opções de cidades com perfis diferentes para morar, da metrópole Sidney ao oásis alternativo Byron Bay.
– Uma vibe descontraída, jovem e festeira proporcionada por estudantes de várias partes do mundo.
– Muitas belezas naturais, entre praias, montanhas, desertos, florestas, cânions e cachoeiras.
– Clima muito agradável, principalmente na parte norte do país.
– Possibilidade de viajar para outros belos países, como Tailândia e Indonésia.
É BOM SABER:
– Muitos brasileiros escolhem a Austrália como destino de intercâmbio, então, se você quer muito treinar o inglês, precisa se policiar para conviver com pessoas de outros países.
– Pode ser desafiador encontrar moradia com bom custo/benefício em cidades como Sidney e Melbourne.
COMO FAÇO PARA ESTUDAR E TRABALHAR NA NOVA ZELÂNDIA E NA AUSTRÁLIA?
Você precisa ter no mínimo 18 anos e estar matriculado em um curso com a partir de 14 semanas para poder trabalhar por até 20 horas semanais. Ambos países requerem visto para estudantes, então é recomendado começar seu processo de inscrição de intercâmbio conosco no mínimo três meses antes da data desejada para a viagem.
Encontrar um emprego é de responsabilidade do próprio estudante, mas existe um suporte gratuito a todos que viajam com a Experimento oferecido por um parceiro local. Você pode trabalhar como garçom, barista, bartender, faxineiro, babá, pedreiro, atendente de supermercado, auxiliar administrativo, entre outros.
O salário mínimo é similar nos dois países: NZD 23,15 por hora na Nova Zelândia e AUD 23,23 na Austrália. O dólar australiano é ligeiramente mais valorizado.
Austrália ou Nova Zelândia para intercâmbio: quer saber mais? Entre em contato com um de nossos Experts.